terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Olha o Carnaval aí gente!!!


Faz um século que não posto nada é muita correria... enfim voltei.

Fevereiro é mês de Carnaval. Nada mais normal do que falar sobre isso. Algumas pessoas adoram outras odeiam, mas o que temos que concordar é que mesmo não gostando do ritmo ou da bagunça, as fantasias, alegorias e etc são muito interessantes. Os desfiles das escolas de samba, também é um desfile de criatividade.
As escolas de samba chamam atenção através da comissão de frente, das alas que compõem um conjunto de diferentes cores, pela alegria do samba, mas também pelas alegorias e adereços. As alegorias são compostas pelo cenário organizado em cima dos carros alegóricos, onde o mesmo deve ser movido com recursos simples, empurrados pelos componentes da escola. As metragens das alegorias não podem ultrapassar as estabelecidas pelo regulamento, sendo oito metros e meio de largura e nove metros e oitenta centímetros de altura. Os adereços são todos os cenários que apareçam no chão, ou seja, que não estão dispostos nos carros alegóricos, normalmente aparecendo nas cabeças e nas mãos dos integrantes da escola. De longe, fazem uma linda composição de cores e movimento, principalmente se o grupo se apresenta com uma coreografia bem ensaiada, no mesmo ritmo e cadência do samba.
A criatividade da criação dos adereços também é avaliada, através da impressão expressa pelos mesmos, suas formas e cores, da riqueza dos materiais utilizados, os detalhes dos acabamentos que causam um efeito visual diferenciado quando bem feito, o acabamento das peças e etc.
Todos nós sabemos que as pessoas que fazem tudo isso são super competentes, mas o que poucos de nós sabemos é que hoje já existe faculdade especializada neste quesito, é o CURSO DE DESIGN DE CARNAVAL. São pessoas especializadas a elaborar, criar tudo isso que vemos nesta festa.

Nenhum comentário: